Equipe

Ana Carolina Nascimento

CRM-SP 219522

Sou Ana Carolina, mineira e morei minha infância e grande parte da juventude no interior. Concluí minha graduação em medicina na Universidade Federal de Uberlândia e, posteriormente, realizei minha residência em anestesiologia no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Fazer parte do Coletivo é extremamente gratificante.
É uma honra compartilhar desse momento tão especial na vida de cada família e atender não só as necessidades clínicas, mas também as emocionais das pacientes e familiares, confortando e apoiando durante todo o processo. Minha dedicação vai além do alívio da dor, busco proporcionar uma experiência positiva e tranquilizadora, respeitando sempre a individualidade e garantindo a segurança da paciente.

Camilla Hee

CRM-SP 144914

Após a Faculdade de Medicina de Marília e passados alguns anos trabalhando como clínica geral, realizei minha especialização em anestesiologia no Hospital Municipal de São José dos Campos. A obstetrícia sempre foi uma área de interesse para mim, mas foi apenas quando comecei a trabalhar no Coletivo que consegui colocar em prática tudo o que sempre entendi sobre o que é ser médica, como aplicar o respeito ao próximo na profissão e o que realmente significa humanização em saúde.

Fabio Bertholo

CRM-SP 159000

Nasci no Espírito Santo, e vivo no estado de São Paulo desde 2013. Fiz a faculdade de medicina na Universidade Federal do Espírito Santo, especialização em Anestesiologia e Dor pela USP-Ribeirão Preto e possuo Título Superior em Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Durante a formação médica, percebi a necessidade de ser humano na atenção aos pacientes, e que a humanização na saúde estava virando uma espécie de clichê, onde muito se fala e pouco se pratica. Com o Coletivo de Anestesia conseguimos unir profissionais alinhados aos ideais e condutas da humanização, criando um contexto de trabalho que favorece a troca de saberes e o trabalho em equipe, em busca de um serviço mais qualificado, onde todos ganham: a equipe e principalmente a gestante, protagonista do processo.

Juliane Raquel de Oliveira

CRM-SP 213527

asci no Rio Grande do Sul, mas cresci no Mato Grosso. Pequena, tive meu primeiro contato com a medicina por meio do exemplo do meu tio cardiologista. A maneira como ele estabelecia uma conexão única com as pessoas que cuidava, combinando profissionalismo e amizade, sempre me encantou. Sua abordagem afetuosa e atenciosa deixou uma marca profunda em mim, moldando minha visão sobre a prática em saúde. Realizei meu curso de medicina em Maringá e concluí a residência na baixada Santista. Durante a especialização em Anestesiologia, tive a oportunidade de estagiar no Centro Hospitalar Universitário São João, em Portugal. Foi lá que, ao me aprofundar na prática da analgesia de parto, percebi o quão essencial e impactante é posicionar a mulher como figura central nesse processo. O objetivo de construir autonomia para que ela conduza o parto de acordo com seus desejos e valores tornou-se uma convicção fundamental para mim. Essa perspectiva continua a guiar minha prática médica. Acredito na importância de oferecer um atendimento individualizado e humanizado, não apenas durante o parto, mas em todas as fases da vida.

Lucas Vale

CRM-SP 168951

Entrei pra medicina em 2009 e concluí minha especialização em Anestesiologia e Dor pela Universidade Federal de São Paulo em 2017. Desde que terminei a especialidade trabalho com Anestesia Obstétrica e Analgesia de Parto e, ao longo desse tempo, presenciei inúmeras situações onde a cesariana não tinha uma indicação médica específica. Minha satisfação em trabalhar com o Coletivo de Anestesia é essa capacidade de fazermos um atendimento de alto nível, acessível às parturientes, respeitando seu momento e lhes dando informação, opções e autonomia para escolher vivenciarem o parto de forma segura e afetuosa.

Rafael Romero

CRM-SP 156339

O Coletivo é um ensejo para concebermos um caminho novo, com tudo o que há de belezas e obstáculos numa jornada como essa. O tempo foi e é de mudança, da graça que é poder tornar cotidiano o encontro com o natural, com o parto, com seus personagens e suas relações; da força que isso traz para que nos refundemos com traços mais leves e belos. Do lado de dentro, tempo de nos permitir, de desorganizar, de lavrar meios para que o grupo seja tão bonito e tão potente quanto o cenário que percorremos, quanto as pessoas que acompanhamos. Sou Rafael, companheiro da Dâni, pai do Carlos, diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo, com formação médica na Faculdade de Medicina de Marília, em anestesiologia no Hospital Israelita Albert Einstein, e em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.

Victor Dourado

CRM-SP 163093

Nasci em 1990 em Salvador, e aos 17 anos mudei para Campinas, para cursar a faculdade de medicina na Unicamp. Depois de me formar, mudei pra São Paulo e moro aqui desde então. Já durante a faculdade comecei a me envolver com o tema da humanização, construindo uma visão crítica da massificação e da despersonalização da medicina. Experiências como o Coletivo de Anestesia Obstétrica têm sido fundamentais para repensarmos nossa prática como anestesistas: nossa forma de inserção na cena do parto, de lidar com os pacientes e com a equipe e de desenvolver um trabalho interdisciplinar de fato.

Agradecimentos

Agradecemos também aos(às) anestesistas que ajudaram a compor o grupo nesse tempo: Anna Nazareth, Artur Milach, Carolina Ashihara, Flavia Baccan, Henrique Maron, Juliana Ribeiro, Lilian Marçal, Luana Maris, Renato Zitron e Tiago Macruz.